Para vocês que amam a palavra de Deus, não
deixem de analisar isso, pois estamos vivendo um bombardeio de heresias como
nunca houve na história da Igreja. Mas acreditamos que, ainda têm homens de
Deus, destemidos para dilacerar com os argumentos bíblicos toda e qualquer
heresias que surgirem em nosso meio com cara de "verdade" tentando se
infiltrar nas igrejas Cristãs.
Unicismo
Dentro da unidade do único Deus existem três
pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e estes três compartilham
da mesma natureza e atributos; então, com efeito, estes três são o único Deus.
Há muitos
cristãos evangélicos que consideram o movimento Pentecostal Unicista (também
conhecido como “Só Jesus”) como um movimento cristão evangélico. A realidade é
que este movimento está muito longe de ser considerado como cristão; está mais
para uma seita. Uma das definições teológicas de seita é: Qualquer grupo que se
desvia das doutrinas fundamentais do cristianismo, como a Trindade, a divindade
de Jesus Cristo e a salvação pela graça, através da fé em Jesus Cristo somente.
Os maiores grupos o melhores conhecidos que compõem
o movimento Pentecostal Unicista são:
• Igreja Apostólica da Fé em Cristo Jesus
• Igreja Pentecostal Unida
• Igreja Pentecostal da Fé Apostólica
• Igreja Evangélica Cristo Vive (Miguel Angelo)
• Outros grupos independentes que também crêem na unicidade de Deus, como por exemplo, a Igreja Voz da Verdade, Pentecostal Unida do Brasil, Tabernáculo da Fé, Igreja de Deus do Sétimo Dia etc.
Os pentecostais unicistas negam uma doutrina fundamental do Cristianismo: a doutrina da Trindade.
• Igreja Apostólica da Fé em Cristo Jesus
• Igreja Pentecostal Unida
• Igreja Pentecostal da Fé Apostólica
• Igreja Evangélica Cristo Vive (Miguel Angelo)
• Outros grupos independentes que também crêem na unicidade de Deus, como por exemplo, a Igreja Voz da Verdade, Pentecostal Unida do Brasil, Tabernáculo da Fé, Igreja de Deus do Sétimo Dia etc.
Os pentecostais unicistas negam uma doutrina fundamental do Cristianismo: a doutrina da Trindade.
Este artigo foi escrito exclusivamente para alertar
ao corpo de Cristo acerca deste movimento sectário e demonstrar à luz das
Escrituras como os Unicistas estão equivocados sobre a verdadeira natureza de
Deus. Seguimos a orientação de Judas 3, que nos exorta a lutar ardentemente
pela fé que uma vez por todas foi dada aos santos.
O ARGUMENTO UNICISTA
A
doutrina unicista está baseada no entendimento de duas verdades bíblicas. Estas
bases bíblicas são usadas como fundamentos sobre o ponto de vista que tem de
Deus e Jesus Cristo. A primeira verdade bíblica é que há somente um Deus e que
Jesus é Deus. Destas duas verdades, os Unicistas deduzem que Jesus Cristo é
Deus em sua totalidade, sendo assim, Jesus tem que ser o Pai, o Filho e o
Espírito Santo, rechaçando a doutrina da Trindade.
O ARGUMENTO TRINITÁRIO
A Igreja, através dos séculos, sempre ensinou que dentro da unidade do único Deus existem três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e estás três pessoas compartilham da mesma natureza e atributos; então, com efeito, estas três são o único Deus.
A Igreja, através dos séculos, sempre ensinou que dentro da unidade do único Deus existem três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; e estás três pessoas compartilham da mesma natureza e atributos; então, com efeito, estas três são o único Deus.
A teologia unicista ensina que Jesus Cristo é o Pai
encarnado, e que o Espírito Santo é Jesus Cristo também. Estes ensinamentos são
o pilar da teologia unicista. Vejamos se esta noção está em harmonia com as
Escrituras.
É JESUS O PAI?
Versículos que os Unicistas usam para provar que
Jesus é o Pai.
Isaías 9:6 – o “Pai Eterno”
Este versículo não ensina que Jesus é o Pai. O título “Pai eterno”, refere-se ao fato de que Jesus é o Pai da eternidade; em outras palavras, Jesus sempre existiu (João 1:1); Ele não foi criado, não teve princípio (João 17:5).
Este versículo não ensina que Jesus é o Pai. O título “Pai eterno”, refere-se ao fato de que Jesus é o Pai da eternidade; em outras palavras, Jesus sempre existiu (João 1:1); Ele não foi criado, não teve princípio (João 17:5).
O termo “Pai” não era o título que se costumava
usar para dirigir-se a Deus no Antigo Testamento. Assim, este versículo não
ensina que Jesus é o “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (1ª Pedro 1:3);
em outras palavras, Jesus não é seu próprio Pai.
João 10:30 – “Eu o Pai somos um”
João 10:30 – “Eu o Pai somos um”
Se Jesus
houvesse querido dizer que ele é o Pai, haveria dito: “Eu e o Pai sou um” ou
“Eu sou o Pai”, que seria a expressão gramatical correta. Jesus não pode ser
acusado de ter sido um mal comunicador.
“Somos” (gr. esmen), a primeira pessoa do plural.
Jesus e o Pai são um em natureza e em essência, porque Jesus é Deus, como o
Pai, mas não é o Pai.
João 14:8, 9 – “Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê ao Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?”
Jesus NÃO disse a Filipe que era o Pai.
João 14:8, 9 – “Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê ao Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?”
Jesus NÃO disse a Filipe que era o Pai.
Jesus
veio como representante do Pai; veio demonstrar-nos o caminho ao Pai (v.6). Em
João 5:43, Jesus disse: “Eu vim em nome de meu Pai [na autoridade do Pai, com
as credenciais do Pai], e vós não me recebeis; se outro viesse em seu próprio
nome [em sua própria autoridade, com suas próprias credenciais; como o anticristo],
a esse receberíeis”.
Quantas
vezes temos orado: “Pai, ajuda-me para que as pessoas te vejam em mim”. Acaso
isso quer dizer que quando as pessoas virem você, estarão vendo literalmente ao
Pai? Certamente que não, nem tampouco você estaria realmente pensando nisso,
mas sim, estaria pedindo que Deus o ajude a representá-lo corretamente diante
das pessoas para que possam ver a Deus através de sua vida. Por isso Jesus
disse a Felipe: “O que me viu, viu ao Pai”, porque ver a Jesus, quem
representou ao Pai foi como se estivesse vendo ao Pai. Mas Jesus NÃO estava
dizendo que ele era o Pai.
QUE DIZ A BÍBLIA ACERCA DE JESUS E O PAI?
Jesus é
referido como “Filho” mais de 200 vezes no Novo Testamento e nunca é chamado de
“Pai”.
Jesus
referiu-se ao Pai mais de 200 vezes como alguém distinto dele.
Em mais
de 50 versículos podemos observar o Pai e a Jesus, o Filho, lado a lado.
No Novo Testamento repetidamente encontramos
expressões como estas:
Romanos 15:5-6 — “O Deus que concede perseverança e ânimo lhes dê um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Romanos 15:5-6 — “O Deus que concede perseverança e ânimo lhes dê um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.
2ª Coríntios 1:3 — “Bendito seja o Deus e Pai de
nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação…”
Filipenses 2:10-11 — “…Para que ao nome de Jesus se
dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse
que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”.
1ª João 1:3b — “Nossa comunhão é com o Pai e com
seu Filho Jesus Cristo”.
1ª João 2:1 — “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas
coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor
junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”.
2ª João 3 — Graça, misericórdia e paz da parte de
Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, estarão conosco em verdade e amor”.
No Evangelho de João, Jesus refere-se a si mesmo como enviado pelo Pai, mas nunca referiu-se a si mesmo como o Pai que enviou ao Filho.
No Evangelho de João, Jesus refere-se a si mesmo como enviado pelo Pai, mas nunca referiu-se a si mesmo como o Pai que enviou ao Filho.
O Pai enviou a alguém separado dele, chamado Filho.
1ª João 4:9-10,14 — “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação por nossos pecados. (…) E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo”.
É JESUS O ESPÍRITO SANTO?
1ª João 4:9-10,14 — “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação por nossos pecados. (…) E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo”.
É JESUS O ESPÍRITO SANTO?
Versículos que os Unicistas usam para provar que
Jesus é o Espírito Santo.
2ª Coríntios 3:17 — “Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade”.
O texto não diz que “Jesus é o Espírito”. Se a passagem dissesse isto, talvez os Unicistas tivessem um ponto forte, mas como não diz isto, eles assumem que a palavra “Senhor” se refere a Jesus Cristo.
2ª Coríntios 3:17 — “Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade”.
O texto não diz que “Jesus é o Espírito”. Se a passagem dissesse isto, talvez os Unicistas tivessem um ponto forte, mas como não diz isto, eles assumem que a palavra “Senhor” se refere a Jesus Cristo.
O
“Espírito” aqui é chamado de Senhor no sentido de identificá-lo com Javé
(Jeová) ou Deus, e NÃO com Jesus, já que o versículo 16 diz: “Mas quando alguém
se converte ao Senhor, o véu é retirado”. Trata-se de uma referência a Êxodo
34:34: “Porém, vindo Moisés perante o SENHOR [Javé] para falar-lhe, removia o
véu até sair; e, saindo, dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado”.
O
contexto sempre é que determina a quem se está referindo quando a palavra
“Senhor” é usada. No versículo 17 a palavra “Senhor” está referindo-se a Javé e
não a Jesus, já que o versículo 16 e todo o contexto assim demonstra.
Se os Unicistas estivessem sempre corretos ao
interpretar “Senhor” como “Jesus”, como ficaria Filipenses 2:11? O texto diz:
“E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus
Pai”. Seguindo a linha de raciocínio dos Unicistas, teríamos de concluir erroneamente
que: “E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Jesus…”. Isto não é o que
este versículo está dizendo, mas o que está ensinando é que: “E toda língua
confesse que Jesus Cristo é Deus. Porém, não Deus, o Pai, porque no mesmo
versículo diz que isso será feito “para a glória de Deus Pai”.
Romanos 8:9 — “Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo”.
Este versículo NÃO mostra que Jesus é o Espírito Santo. A única coisa que está dizendo é que se alguém não tem o Espírito que produz fé em Cristo e demonstra o caráter de Cristo ou seja “o Espírito de Cristo”, ele não é parte do corpo daquele que morreu por nossos pecados. Ele é todavia controlado pela “natureza pecaminosa”.
Romanos 8:9 — “Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo”.
Este versículo NÃO mostra que Jesus é o Espírito Santo. A única coisa que está dizendo é que se alguém não tem o Espírito que produz fé em Cristo e demonstra o caráter de Cristo ou seja “o Espírito de Cristo”, ele não é parte do corpo daquele que morreu por nossos pecados. Ele é todavia controlado pela “natureza pecaminosa”.
O
versículo 11 faz distinção bem clara entre o Pai que levantou a Jesus dos
mortos, o Espírito pelo qual Jesus foi levantado e Jesus, quem foi levantado.
Não se pode ignorar a distinção de pessoas apresentada neste versículo.
QUE DIZ A BÍBLIA SOBRE JESUS E O ESPÍRITO SANTO?
Mateus 12:31-32 — O texto fala da blasfêmia contra o Espírito Santo. A conclusão lógica que é extraída deste texto é que se a blasfêmia contra o Espírito Santo não vai ser perdoada, mas a blasfêmia contra o Filho vai ser perdoada, então o Filho NÃO é o Espírito Santo.
João
14:16 — O Espírito Santo é o “outro Consolador”.
João
15:26 — Jesus enviou o Espírito Santo.
João
16:13 — O Espírito Santo demonstra humildade e busca glorificar a Jesus.
Depois de
termos visto que Jesus não é o Pai nem tampouco o Espírito Santo, podemos nos
dar conta de que os Unicistas têm um conceito equivocado da verdadeira natureza
de Deus.
Se Jesus
não é o Pai, mas é Deus, e o Pai não é Jesus e é Deus, e o Espírito Santo não é
Jesus e é Deus e a Bíblia diz que somente há um Deus, então isto significa que
dentro da unidade do único Deus existem três pessoas distintas: o Pai, o Filho
e o Espírito Santo; e estas três compartilham a mesma natureza e atributos; então,
com efeito, estas três são o único Deus.
Uma coisa é dizer “Eu não entende a doutrina da
Trindade” e outra coisa é dizer que “a doutrina da Trindade é falsa”, “pagã”,
“diabólica”, “antibíblica”. A Bíblia faz uma advertência muito forte para esta
classe de pessoas quando nos diz: “…Este é o anticristo: aquele que nega o Pai
e o Filho. Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa
publicamente o Filho tem também o Pai” (1ª João 2:22b-23).
Colaboração: Por Ricardo Becerra
Prof:
Euler Lopes Moreira