domingo, 19 de janeiro de 2014

Enriquecendo-se com a Bíblia.



A bíblia é um tesouro de verdades espirituais a todo o que ler, ouve e pratica a Palavra de Deus. Enriqueça-se através dela, leia-a diariamente e estude-a frequentemente e terás bons resultados.  

1. Gênesis24-2; 47.29-31
O juramento com a mão sob a coxa.
Significava então submissão, obediência irrestrita. Por isso Deus tocou a coxa de Jacó. (Gn. 32.24-32). Realmente, dali para frente Jacó tornou-se um homem de Deus. Até seu nome foi mudado!

2. Gênesis 37.34-Rasgar as vestes
Demonstração de luto, tristeza e lamento. Há 28 casos na Bíblia. Os sacerdotes não podiam fazer isso (Lv 10.6), mas, em Mateus 26.65 o fez, sem razão. Esse ato de rasgar as vestes obedecia a uma série de regras.

3. Juízes5.10-0 cavalgar sobre jumentas brancas Era então costume exclusivo
dos reis, juízes e fidalgos isso explica a passagem em apreço.

4. Juízes 9.45 Semeadura de Sal
Esse ato significava desolação perpétua sobre o local. Castigo perene.

5. 'Rute 3.9- Pôr a aba da capa sobre alguém Significava a proteção. Aqui tratava-se da lei do levirato, conf. Dt 25.5-10, portanto nenhuma indecência havia aqui, como muitos o querem.

6. Salmo 119.83-Um odre na fumaça
Odres são vasilhas feitas de peles para o transporte de líquidos. Eram postas sobre a fumaça para ficarem endurecidas pelo calor e fumaça. Isso também fazia aumentar a resistência e a espessura do couro através do encolhimento. Fala do estado de alma de Davi.

7. Mateus 1.18-Maria desposada com José
Na linguagem do AT, o termo significa noivos, conforme vemos em Dt. 20.7; 22.23-24.
Naqueles tempos, em Israel, o noivado era ato seríssimo. E de fato o é. Os noivos tinham responsabilidade como se fossem casados Em suma: Em Israel, o noivado era o primeiro ato do casamento. Nessa ocasião, o noivo entregava à noiva o contrato de casamento, ou uma moeda inscrita: "Consagrada a mim."

8. Mateus 25.1-13 - Um casamento oriental
As núpcias duravam 7 dias ou mais dias. A união definitiva do casal somente tinha lugar no último dia. Nesse dia, o noivo dirigia-se à casa da noiva  a noite e a conduzia para a sua casa. Às vezes o ato ocorria também de dia. A lua-de-mel durava um ano. (Dt 24.5)
Referências Bíbliográficas. Coletânea de Curiosidades Bíblicas do Pr. Carvalho Júnior.

prof°: Euler lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário